Sons, grafia das letras e formas gráficas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
2_imagem_capa_formas-gráficas

JOGO do PONTILHADO

Fonte: Aplicativo gratuito: LER E CONTAR (Apps Bergman) > ALFABETO > Jogo do PONTILHADO. Disponível no PlayStore (Google Play) ou no link:  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bergman.lerecontar&hl=pt_BR

OBS: Professor(a): Se não usar os equipamentos da escola, solicitar com antecedência, que os pais façam o cadastro da criança no site ou baixem o aplicativo Ler e Contar (Apps Bergman) para celular ou computador ou tablet, que a mesma levará para a sala de aula.

Explique aos alunos que o Jogo do PONTILHADO será usado para reforçar o trabalho de reconhecimento das letras, seus sons e grafias, nas formas gráficas de imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas, de maneira bem fácil e divertida. Eles também poderão brincar com a criança em casa, reforçando o seu aprendizado.

BNCC: Reconhecimento dos sons, grafia das letras, formas gráficas

Materiais e tecnologias a serem usadas ao longo das atividades na aula:

– Caderno

– Lápis de cor ou marcadores ou giz de cera

– Smartphone (fone celular), computador ou tablet com acesso a Internet

– Aplicativo gratuito: LER E CONTAR (Apps Bergman), disponível no PlayStore (Google Play).

Atividades com o Jogo do PONTILHADO:

  1. Após atividades exploratórias de leitura das letras do alfabeto e do próprio nome, o(a) professor(a) poderá preparar os alunos para fazerem a escrita do próprio nome, de outras pessoas ou de objetos.
  2. De posse do celular, computador ou tablet com Internet, acessar o aplicativo LER E CONTAR (Apps Bergman) > ALFABETO > Jogo do PONTILHADO.
  3. Professor(a) deverá fazer a descrição do aplicativo e dar orientações que achar pertinentes.

– Reforçar que os alunos poderão usar a borracha (que fica no canto superior esquerdo).  

  1. Cada criança clicará na letra inicial do próprio nome e na tela, contornará cada uma das formas gráficas de imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas. Repetir em voz alta cada uma das formas que identificar enquanto passa o dedo sobre o pontilhado.
  2. Com lápis de cor ou marcadores ou giz de cera, a criança deverá copiar e registrar a letra inicial do próprio nome nas formas gráficas em seu caderno.
  3. Em seguida, clicará em cada uma das demais letras do seu nome e as contornará também com o dedo. Fazer o registro das mesmas no caderno.
  4. Na sequência, deverá escolher outro nome de pessoa, animal ou objeto.
  5. Identificar a letra inicial, voltar ao Jogo do PONTILHADO, clicar na letra, contorná-la e repetir os procedimentos anteriores.

Receba nossos conteúdos direto em sua caixa de e-mail

Leia também:

Veja novidades sobre:

Jogos

Veja mais

Palestras

Veja mais

Cursos

Veja mais

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp