Alfabeto, sons e letras iniciais do próprio nome

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
1_imagem_capa_ABC

JOGO DO ABC

Fonte: Aplicativo gratuito: LER E CONTAR (Apps Bergman) > ALFABETO > ABC. Disponível no PlayStore (Google Play) ou no link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bergman.lerecontar&hl=pt_BR 

OBS: Professor(a): Se não usar os equipamentos da escola, solicitar com antecedência, que os pais façam o cadastro da criança no site ou baixem o aplicativo Ler e Contar (Apps Bergman) para celular ou computador ou tablet, que a mesma levará para a sala de aula.

Explique aos pais e alunos que o Jogo ABC será usado para reforçar o trabalho de reconhecimento das letras, seus sons e grafias, de maneira fácil e divertida.  Eles pais também poderão brincar com a criança em casa, reforçando o seu aprendizado. 

BNCC: Reconhecimento do alfabeto, dos sons e das letras iniciais do próprio nome.

Materiais e tecnologias a serem usadas nas atividades:

– Lápis de cor ou marcadores ou giz de cera

– Folhas de papel kraft

– Smartphone (fone celular), computador ou tablet com acesso a Internet

– Aplicativo gratuito: Jogo ABC – um dos seis jogos que completam o ícone ALFABETO, parte do aplicativo de jogos LER E CONTAR (Apps Bergman), disponível no PlayStore (Google Play) ou no link abaixo: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bergman.lerecontar&hl=pt_BR

Atividades

a. Solicitar na Tarefa de Casa (com antecedência), informações que deverão ser colhidas por cada aluno(a) com os seus pais ou responsáveis, acerca de nomes que lhes foram dados:

  1. Quando foi que você recebeu o seu nome?
  2. Onde estavam você e sua mãe/família?
  3. Quem lhe deu o seu nome?
  4. Por que lhe deram o seu nome?

b. Na sala de aula, ao iniciar as atividades, selecionar situações em que se identifique o nome das crianças da turma. Ex: nomes do quadro de frequência, dos cadernos, caixas de materiais individuais, uniformes, ajudantes do dia, etc.Fazer com as crianças, a leitura dos nomes oralmente.

c. Entre outras questões, perguntar para os alunos (de modo coerente com a concepção de educação, ensino e aprendizagem adotada):

– O que é “nome próprio”?

– Em geral, quando cada pessoa recebe o seu nome?

– Em relação a escrita, você sabe como se forma um nome?

– O que é necessário para escrevê-lo?

d. Distribuir folhas de papel kraft, recortadas no tamanho da folha A4, lápis de cor ou marcadores ou giz de cêra.

e. Solicitar que cada criança escreva o seu nome na folha, da forma como conseguir.

f. Sortear alguns nomes de colegas e fazer o ditado dos mesmos. Esses deverão ser registrados na mesma folha.

g. De posse de celular, computador ou tablet com acesso à Internet, acessar aplicativo Ler e Contar (Apps Bergman).

h. Professor(a) deverá fazer a descrição do aplicativo e dar orientações que achar pertinentes. Deixar que as crianças explorem-no livremente e da forma como quiserem por 20 a 30 minutos.

i. Em seguida, identificar e clicar na 1ª letra do próprio nome no jogo. Em seguida, cada aluno deverá copiá-la e registrá-la no papel craft.

j. Identificar e clicar nas outras letras que formam o próprio nome. Copiar e registrar as mesmas.

k. Clicar na letra inicial e as demais letras que formam o nome de um(a) colega. Copiar e registrar.

l. Repetir quantas vezes o(a) professor(a) achar que está sendo interessante e produtivo para as crianças.

 
 

Receba nossos conteúdos direto em sua caixa de e-mail

Leia também:

Veja novidades sobre:

Jogos

Veja mais

Palestras

Veja mais

Cursos

Veja mais

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp