Games – Jogos – Recursos interativos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
como-incentivar-estudo-com-jogos-getty-images

Aqui, disponibilizamos alguns sites gratuitos e interessantes, com games, jogos e recursos pedagógicos e interativos que você e seus alunos vão amar conhecer!

 

 

 

 

 

 

 

Google App: aplicativos educacionais interativos com diversos temas e conteúdos.

Educopédia: plataforma digital com planos de aulas e recursos didáticos diversos para a Educação Infantil e Ensino Fundamental

 

FazGame: software que apresenta ambiente lúdico e intuitivo para criação de games educacionais. A ferramenta está associada ao Portal FazGame, que possibilita a publicação e acesso aos games a qualquer hora e lugar.

 

Escola Games: jogos eletrônicos interativos e educacionais.

 

Smart Kids: plataforma de jogos eletrônicos educativos e materiais didáticos diversos.

 

Aulas Animadas: Desenvolvida pelo Instituto Paramitas, a plataforma Aulas Animadas reúne jogos e aplicativos de alfabetização para smatphones ou tablets. Para cada um dos games, o site disponibiliza um material para download que apresenta dicas e planos de aula para os professores trabalharem com cada um dos recursos apresentados.

 

Pé de Vento: a plataforma Pé de Vento insere o aluno em um ambiente de aprendizagem que o conduz por uma aventura gamificada. Voltada para alunos do primeiro ano, a ferramenta reúne diferentes atividades planejadas para durar 32 semanas.  Conforme o aluno realiza tarefas, ele é apresentado a personagens e histórias.

 

Ludo:  o jogo online Ludo Primeiros Passos apresenta recursos interativos que auxiliam as crianças em diferentes níveis de alfabetização. O game busca associar sons a imagens e conforme o jogador acerta, aumenta o grau de dificuldade, completando sílabas ou palavras.

 

Escola Digital: Escola Digital é uma plataforma de busca de recursos digitais voltada para educadores, redes de ensino, alunos e familiares. Aqui você encontra materiais de qualidade que vão enriquecer e dinamizar suas aulas e estudos.

GoConqr: plataforma online de criação e utilização de ferramentas pedagógicas: Quiz; Mapas Mentais; FlashCards; Controle de Notas; Calendário de Estudos; Grupos de Estudos.

Portal do Professor: um espaço para acessar sugestões de planos de aula, baixar mídias de apoio, ter notícias sobre educação e iniciativas do MEC ou até mesmo compartilhar um plano de aula, participar de uma discussão ou fazer um curso.

GeoGebra: palavra formada pela junção de Geometria e Álgebra, é um aplicativo de matemática dinâmica que combina conceitos de geometria e álgebra. O GeoGebra foi desenvolvido especialmente para a sala de aula, é gratuito e distribuído em software livre.

Dia a Dia Educação: O Governo do Estado do Paraná mantém o Portal Dia a Dia Educação, com milhares de recursos digitais para professores. Ele é dividido em ambientes voltados para educadores, alunos, gestores e comunidade e possui conteúdos específicos para cada um deles.

Stellarium: é um software gratuito de planetário, baseado em software livre Ele mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio. Ele pode ser usado com projetores, provocando uma rica experiência na sala de aula, onde é possível trabalhar em especial competências de geografia, física e geometria.

REA: são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, fixados em qualquer suporte ou mídia, que estejam sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros.

Edmodo: As redes sociais educativas também podem ser boas aliadas para fortalecer o processo de alfabetização. No Edmodo, por exemplo, os professores podem criar um grupo com os estudantes, compartilhando dicas, ferramentas e estimulando a interação entre os colegas.

Remind: é um aplicativo para professores, pais e alunos que procuravam uma plataforma onde pudessem reunir tudo o que gira em torno dessa pequena rede: trocar informações sobre notas, material, troca de informações, enfim… tudo o que ficava distribuído entre vários aplicativos como DropboxWhatsApp, etc. agora está concentrando em um único ambiente que pode ser acessado de dispositivos diferentes: desde o navegador de um PC ou notebook até via smartphone.

Curta na Escola: documentários e vídeos educativos sobre vários temas.

 

Projeto Participar:  Softwares educacionais de apoio ao ensino de deficientes intelectuais e autistas.

Receba nossos conteúdos direto em sua caixa de e-mail

Leia também:

Veja novidades sobre:

Jogos

Veja mais

Palestras

Veja mais

Cursos

Veja mais

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp